Servidores aprendem mais sobre Assédios e Empatia em evento do Qualivida

28/11/2018 12h38 - Atualizado em 24/08/2020 12h38

Os servidores do Poder Executivo do Estado tiveram a oportunidade de se informar um pouco mais sobre Assédios e Empatia. É que esses temas foram abordados numa mesa redonda promovida nessa terça-feira (27) pelo Programa Qualivida, da Secretaria de Estado de Gestão e Recursos Humanos (Seger).

O encontro, que aconteceu no auditório do Edifício Fábio Ruschi, em Vitória, contou com a presença de profissionais de diferentes órgãos e setores, e com a participação da juíza do Trabalho da 3ª Vara do Trabalho do Espírito Santo (TRT-ES), Suzane Schulz Ribeiro, e da especialista em Desenvolvimento Humano e Social da Secretaria de Estado de Direitos Humanos (Sedh), Suellen Martins Barone.

Na ocasião, a juíza Suzane explicou os tipos de assédios existentes, orientou como identificá-los, citou as consequências provocadas por esse comportamento e ressaltou a importância do assediado não aceitar ser tratado dessa forma. “É essencial que a pessoa que esteja sofrendo assédio, seja moral ou sexual, adote uma postura de recusa da ação que o constrange. Se mesmo diante do alerta o assediador não cessar o comportamento, recomendo que procure o setor de Recursos Humanos ou busque canais para denunciá-lo, como o Ministério Público do Trabalho e a Ouvidoria Estadual, que recebe manifestações anônimas”, destacou.

Em seu discurso, a especialista Suellen focou na prática da empatia e convidou os servidores presentes a refletirem sobre a maneira como se relacionam com os colegas de trabalho e até mesmo com a família. “Em termos didáticos, empatia é o exercício de se colocar no lugar do outro, de se imaginar na pele da outra pessoa, na situação que ela passou ou vive ainda. Se aprendermos a conhecer nossos sentimentos e necessidades, conseguiremos passar isso ao outro”, disse.

Durante o evento, os participantes puderam ainda esclarecer dúvidas sobre os temas e pedir orientações. A mediadora da roda de conversa e integrante da coordenação do Qualivida, Aline Pinheiro Schultz, salientou a proposta da ação: “Estamos aqui quebrando um tabu, que é falar sobre situações delicadas, que podem acontecer em qualquer ambiente de trabalho, seja ele público ou privado. Muitas vezes, elas acontecem e não percebemos. Por isso, a importância de tocar no assunto, para compreender as situações e informar sobre soluções para cada caso”.

Projeto Diálogos

A mesa redonda sobre Assédios e Empatia integra o projeto “Diálogos”, lançado pelo Qualivida neste mês de novembro. O objetivo é trazer, periodicamente, informações sobre temas de interesse dos servidores, e que colaboram para melhoria da qualidade de vida.

A programação continua na próxima semana, com a roda de conversa “Dialogando com a empatia: caminhos para uma vida mais positiva”, do psicólogo, coach de líderes e mestre em Administração, Peter Altoé Noronha.

Para oportunizar a maior participação dos servidores, a atividade será realizada em três locais diferentes. Confira as datas, locais e horários abaixo.

Dia 04/12/2018 – (terça-feira)

9h30, no auditório do Edifício Fábio Ruschi.

14 horas, no auditório do Arquivo Público.

 

Dia 10/12/2018 – (segunda-feira)

14 horas, no auditório da Esesp.

 

Informações à imprensa

Assessoria de Comunicação Seger

Vitor Possatti Rodrigues

vitor.rodrigues@seger.es.gov.br   

 

Éricka de Almeida Silva

ericka.silva@seger.es.gov.br

Texto: Vitor Possatti