Seger promove workshop sobre Comunicação Consciente e Qualidade de Vida no Trabalho para gestores da secretaria

04/07/2024 11h38

A Secretaria de Gestão e Recursos Humanos (Seger) promoveu, nesta quarta-feira (03), um workshop sobre Comunicação Consciente e Qualidade de Vida no Trabalho, voltado a todos os gestores da pasta. O encontro foi realizado no auditório do HUB ES+, no Centro de Vitória, e teve como objetivo sensibilizar os participantes sobre a importância de garantir a segurança psicológica no ambiente corporativo.

A segurança psicológica está relacionada ao fato de as pessoas se sentirem à vontade para expressar suas opiniões, ideias, preocupações e até cometer erros sem medo de retaliação, julgamento ou consequências negativas. É a sensação de que se pode ser vulnerável e falar abertamente, sendo verdadeiro consigo mesmo e com os outros, sem receio de punição ou exclusão.

De acordo com a subgerente de Qualidade de Vida no Trabalho da Seger, Suellen Barone, uma relevante estratégia para a promoção de um ambiente de trabalho saudável é o uso da Comunicação Consciente. “A comunicação clara, empática e assertiva pode ser uma ferramenta poderosa para prevenir práticas prejudiciais, como o assédio, e para promover a inteligência emocional entre líderes e liderados”, destacou.

Suellen Barone pontuou, ainda, que ambientes de trabalho seguros contribuem para uma melhor produtividade da equipe. “Quando os indivíduos se permitem expressar como se sentem e o que pensam de maneira honesta e aberta, isso constrói um ambiente de confiança. Em contextos de trabalho, equipes que se sentem psicologicamente seguras tendem a ser mais criativas, produtivas e colaborativas. A segurança psicológica é igualmente essencial em relacionamentos pessoais, onde a comunicação aberta e a empatia promovem o entendimento mútuo”, explicou.

Durante o encontro, os gestores puderam compartilhar suas experiências, desafios e vulnerabilidades, reconhecendo-se em suas atuações e fortalecendo conexões. Na oportunidade, também foi divulgada uma Pesquisa de Clima que será realizada na Seger para a avaliação do clima organizacional. O formulário foi desenvolvido para, ao ser respondido, despertar a consciência dos participantes sobre o nível de segurança psicológica em seus ambientes de trabalho.

“Este encontro representa um passo importante para a Seger na promoção de um ambiente de trabalho mais seguro, colaborativo e saudável. A partir da sensibilização dos líderes e liderados sobre a importância da segurança psicológica e da comunicação consciente, espera-se construir um ambiente onde todos se sintam à vontade para expressar suas verdadeiras opiniões e sentimentos, fortalecendo assim a confiança e a produtividade dentro da secretaria”, ressaltou o secretário de Estado de Gestão e Recursos Humanos, Marcelo Calmon.

Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação da Seger
Vitor Possatti Rodrigues
vitor.rodrigues@seger.es.gov.br