Seger inaugura o ‘Espaço de Leitura do Servidor’

28/07/2017 15h02 - Atualizado em 18/08/2020 15h02

Um ambiente de incentivo à leitura e de valorização do servidor, que terá a gestão compartilhada para organização e conservação do acervo. Essa é a proposta do ‘Espaço de Leitura do Servidor’, inaugurado nesta sexta-feira (28) pela Secretaria de Estado de Gestão e Recursos Humanos (Seger), no hall de entrada do Edifício Fábio Ruschi, em Vitória.

O local já conta com 423 exemplares de diferentes gêneros literários como ficção, romance, poesia, história, biografia, entre outros. O empréstimo dos livros será simples e poderá ser realizado por qualquer pessoa. Basta o usuário escolher o título que deseja levar para casa, preencher as informações no caderno de controle e devolvê-lo para que outras pessoas também o utilizem.

O projeto é uma iniciativa do Programa Qualidade de Vida Servidor (Qualivida), da Seger, e contou com doações de obras literárias entregues por servidores, seus amigos e familiares; pela Secretaria da Cultura (Secult), pela Biblioteca Pública do Espírito Santo (BPES) e pelo Arquivo Público do Estado (APE). Além disso, teve a contribuição da Secretaria da Justiça (Sejus), com a doação de materiais desenvolvidos por internos do sistema penitenciário capixaba, em trabalho de ressocialização.

“O Espaço de Leitura do Servidor é resultado do esforço de muitos interessados em incentivar o hábito de ler. Diariamente, mais de mil pessoas passam pelo Edifício Fábio Ruschi e todas elas poderão ter acesso ao acervo. O local também será palco para a promoção de atividades culturais e estará permanentemente aberto ao recebimento de novas doações”, disse Aline Schultz, integrante da equipe Qualivida.

Em seu discurso, a secretária de Gestão e Recursos Humanos, Dayse Lemos, destacou que “o espaço é voltado a todos os servidores que trabalham no Edifício Fábio Ruschi e àqueles que o visitam em busca dos serviços oferecidos”. Ela acrescentou que a iniciativa incentiva a leitura, provê momentos de integração e valoriza o Fábio Ruschi, que é um prédio histórico da Administração Pública”.

A inauguração do espaço contou com a presença da diretora-geral da BPES, Rita Maia.