Qualivida promove Aula Master de Ginástica Laboral
Com objetivo de melhorar a saúde, evitar lesões por esforço repetitivo e algumas doenças ocupacionais, o Programa Qualidade de Vida do Servidor (Qualivida), coordenado pelo Núcleo de Atenção à Saúde e Qualidade de Vida do Servidor da Secretaria de Estado de Gestão e Recursos Humanos (Seger), promoveu nesta quarta-feira (23) uma aula inaugural do projeto de ginástica laboral.
O projeto é realizado em parceria com a Secretaria de Esportes e Lazer (Sesport) e será promovido incialmente uma vez por semana para os servidores da Secretaria de Estado de Economia e Planejamento (SEP), Secretaria de Estado da Justiça (Sejus), Secretaria de Estado de Controle e Transparência (Secont) e Seger.
Durante a aula, os servidores fizeram alongamentos de diversas partes do corpo, como cabeça e membros superiores e inferiores, além de movimentos com baixa intensidade e num período curto de tempo, não cansando e nem sobrecarregando os participantes. O evento contou também com a participação de um representante da Gerência Educacional de Esportes, lazer e comunidade da Sesport, Marcos Pereira, que falou sobre a importância da qualidade de vida do servidor.
“Partindo da diretriz do Governo do Estado, em que um dos pilares é a qualidade de vida do servidor, surgiu essa parceria da Sesport com o núcleo da Seger responsável pela qualidade de vida. Sou um representante do Qualivida na Sesport e sempre faço questão de colocar avante as atividades realizadas pelo Programa. Este projeto é muito importante pois, além de ser uma necessidade, é um embrião de um fator desencadeador de outros projetos que estamos desenvolvendo na parceria entre as duas secretarias”, afirmou Marcos.
Para o Subsecretário de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas e Relações Sindicais, Francisco José Carlos, a ginástica laboral deixa o corpo saudável e mente mais produtiva, promovendo um maior desenvolvimento pessoal e profissional. “Essas atividades auxiliam no alívio do estresse no serviço administrativo, além de colaborar com a diminuição do sedentarismo e aumentando a qualidade de vida”, ressaltou.
Fernando Antonio Marins de Albuquerque, assessor da Subsecretaria de Inovação na Gestão (Subges) e um dos participantes da atividade, reforçou a necessidade de dedicação ao exercício físico no cotidiano. “É minimamente uma lembrança de que nós devemos dedicar algum tempo ao exercício físico, sendo que isso é extremamente auxiliar na nossa saúde. A ginástica laboral também irá proporcionar mais disposição ao trabalho e a todas as atividades da vida”, disse.