Programa Qualivida promove ação de sensibilização no Dia Mundial Sem Tabaco

31/05/2017 10h45 - Atualizado em 18/08/2020 11h45

Quem passou pelo edifício Fábio Ruschi, em Vitória, nesta quarta-feira (31), teve a oportunidade de receber informações sobre o tabagismo, aferir a pressão arterial e medir a quantidade de monóxido de carbono presente no organismo. É que, em prol do Dia Mundial Sem Tabaco, o Programa Qualidade de Vida do Servidor (Qualivida) promoveu a ação para atentar o público sobre os malefícios do cigarro.

A iniciativa, que foi realizada no hall de entrada do prédio, das 13 às 16 horas, em parceria com a equipe do Hospital da Polícia Militar (HPM), teve boa receptividade: “Fumo desde os 18 anos de idade. Já tentei parar, mas não consegui. O vício é mais forte do que imagina. Mas, ações assim incentivam a gente a tentar novamente. A orientação dos profissionais é motivadora. Se juntá-la à determinação da pessoa, dá certo”, disse Felipe Zani Demuner, 24 anos, servidor da Secretaria de Estado de Gestão e Recursos Humanos (Seger).

A coordenadora do Programa de Controle do Tabagismo do HPM, Cristiane Freire Bastos de Freitas, falou sobre o trabalho realizado. “A equipe mostra ao fumante as consequências negativas do cigarro no corpo e também os benefícios após largá-lo. O aumento da quantidade de oxigênio no organismo, a melhora do paladar e do olfato, a redução de gastos com os maços de cigarro são alguns deles. O nosso objetivo é estimular que a pessoa procure uma unidade de saúde mais próxima de sua residência e inicie o tratamento”, destacou.

Para a chefe do Núcleo de Recursos Humanos e Saúde Ocupacional (Nureso), da Seger, Aline Schultz, “ações como essa são importantes, pois incentivam os servidores a cuidar da saúde, buscar o tratamento adequado e disseminar as orientações aos grupos de familiares e amigos”.