Programa Qualivida forma duas turmas na Mentoria de Habilidades Socioemocionais

16/11/2021 15h33 - Atualizado em 17/11/2021 10h52

Quem já viajou de avião certamente escutou essa frase: “em caso de despressurização, máscaras cairão automaticamente. Caso esteja acompanhado de alguém que necessite de sua ajuda, coloque sua máscara primeiro para em seguida ajudá-lo.”

Isso significa que, para podermos contribuir com a vida do outro, precisamos estar bem cuidados e preparados. Foi pensando nisso que demos início a um processo de formação da Rede Qualivida, formada hoje por mais de 200 representantes, de 43 comissões locais formalmente instituídas cujo objetivo é promover, dentro dos diversos órgãos do Poder Executivo Estadual, políticas, projetos e ações voltadas para o bem-estar e para a saúde do servidor do Governo do Estado.

O primeiro tema escolhido para a formação tem a ver com uma necessidade que se mostra mais do que necessária, urgente nos dias atuais: o cuidado com a nossa vida emocional e social.

A mentoria foi facilitada pela Especialista em Desenvolvimento Humano e Social (EDHS) da Seger, a servidora Suellen Barone. A próxima etapa será um treinamento sobre Gestão em Qualidade de Vida, orientado pela também EDHS da Seger e coordenadora do Núcleo de Atenção à Saúde do Servidor,  Aline Schultz.

Para a representante Qualivida na Secretaria de Estado da Educação (Sedu), Edina Gomes, o Programa Qualivida é um canal de fortalecimento na construção das competências do bem estar nas organizações. Para ela, “a mentoria de habilidades socioemocionais é de extrema importância para melhorarmos a nós mesmos e possibilitar às nossas relações sociais a melhoria da nossa comunicação como base fundamental para o propósito de vida. O treinamento abordou vários aspectos das competências socioemocionais, onde tivemos a oportunidade de ampliar o entendimento sobre os significados das nossas emoções, nomeando e respeitando as singularidades que compõem o repertório de pensamentos, sentimentos e comportamentos humanos, explicou.