Programa Qualivida apresenta trabalho em rede e compartilha experiências durante congresso nacional de gestão pública

30/03/2022 12h33

Em 2019, a equipe do Núcleo de Atenção à Saúde do Servidor  (Nass), da Seger, estabeleceu uma visão para os próximos anos de trabalho: fazer do Espírito Santo um estado referência, no Brasil, em Qualidade de Vida no Trabalho na gestão pública. E a evidência escolhida para comprovar o alcance dessa meta seria apresentar um artigo no Congresso Nacional de Secretários de Estado da Administração (Consad) de 2022.

No dia 23 de março de 2022, tal visão se tornou realidade. O artigo “Rede de Qualidade de Vida no Trabalho: experiências, aprendizados e novos desafios no Governo do Estado do Espírito Santo” foi selecionado e apresentado, pela servidora Suellen Barone, no XI Consad, realizado em Brasília. Os autores são: Aline Schultz, Charles de Almeida, Danieli Maestri e Suellen Barone. Você pode ler o artigo completo clicando aqui.

Esse feito marca uma década de um trabalho desenvolvido a muitas mãos, por servidores de diversos órgãos do GovernoES, que compartilham uma mesma motivação: contribuir com a construção de um ambiente de trabalho com mais saúde e bem-estar para os servidores. Aprimorando, como consequência direta, a oferta de serviços e atendimentos ao cidadão capixaba.

Desde a criação informal da Rede Qualivida em 2012, até a instituição formal - por meio do Decreto Nº 4895-R e da Portaria Nº 62-R - de 43 comissões locais, com cerca de 250 servidores, em 2021, foram muitas as batalhas e desafios enfrentados.

“Crescemos enquanto Rede, enquanto Programa de Governo, enquanto servidores e pessoas. Aprendemos muito, a ponto de podermos compartilhar experiências e nossos desafios não chegaram ao fim, pelo contrário. Nossa visão de futuro é ainda mais ambiciosa e em breve teremos novidades importantes”, disse a coordenadora do Programa Qualivida, Aline Schultz.

Atualmente, o trabalho do Programa Qualivida está focado na estruturação do Laboratório de Inovação e Pesquisa sobre Qualidade de Vida no Trabalho e Atenção à Saúde no Serviço Público Estadual, o Lab Rede Qualivida. Uma iniciativa fruto de uma parceria entre as secretarias de Gestão e Recursos Humanos (Seger), da Saúde (Sesa) e o Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi), que chegou no final de 2021 e visa à elaboração de estudos para o aprimoramento das políticas de promoção da saúde dos servidores do Poder Executivo do Estado.