Mais de cinco mil servidores participaram da pesquisa de Diagnóstico de Atenção à Saúde promovida pelo Lab Rede Qualivida
Conhecer as necessidades de saúde e qualidade de vida dos servidores do Governo do Estado para propor estratégias inovadoras, ações de cuidado e políticas de promoção da saúde para o servidor. Esse é o objetivo da pesquisa de Diagnóstico de Atenção à Saúde, realizada pelo Lab Rede Qualivida, realizada entre os dias 28 de abril e 13 de maio, e que contou com 5.273 respostas.
Representantes dos 48 órgãos públicos da Administração Direta e Indireta do Poder Executivo Estadual responderam à pesquisa e fizeram dessa etapa inicial do estudo um sucesso, especialmente pelo engajamento e trabalho em equipe.
Para a coordenadora do Programa Qualivida, Aline Schultz, os esforços de mobilização e engajamento realizados foram fundamentais para que esse número de respostas fosse alcançado. “Sem a divulgação em massa e a mobilização feita pelas comissões locais Qualivida, pelas equipes de Recursos Humanos, pelas Assessorias de Comunicação e pelos gestores, esse número de respostas dificilmente teria sido alcançado”, afirmou.
O número de respostas representa cerca de 10% do número total de servidoras e servidores ativos no Estado. “Alcançar essa marca de respostas não é fácil, especialmente em uma pesquisa longa como essa, com quase 60 perguntas. As pessoas precisam dedicar um tempo, precisam entender a importância do estudo”, afirmou o médico Hêider Pinto, que é também um dos pesquisadores responsáveis pelo estudo.
“Outro ponto positivo de termos superado as expectativas no número de respostas é que houve um conjunto amplo de pessoas que ocupam diferentes cargos, em diferentes órgãos, respondendo o formulário. Isso amplia nossa visão e nos dá mais segurança na hora de pensar, desenvolver e realizar ações para atendê-las”, completou Hêider Pinto.
Agora, como próximos passos, a equipe do Lab Rede Qualivida vai analisar essas informações e manter o estreito diálogo com gestores, servidores, pesquisadores de universidades e buscar outras parcerias, para filtrar as necessidades da gestão com as necessidades das pessoas e com aquilo que foi mostrado no estudo diagnóstico
LabRede Qualivida
O Laboratório de Inovação e Pesquisa sobre Qualidade de Vida no Trabalho e Atenção à Saúde no Serviço Público Estadual, o Lab Rede Qualivida, foi instituído em outubro de 2021 com o objetivo de propor inovações a serem implementadas para cuidar da saúde do servidor. A iniciativa também visa a elaborar estudos para o aprimoramento das políticas de promoção da saúde dos servidores do Poder Executivo do Estado.
Entre as ações desenvolvidas pelo Lab Rede Qualivida, até o momento, estão a estruturação das ações em saúde e segurança do trabalho e a aplicação da pesquisa “Diagnóstico de Atenção à Saúde do Servidor”. Com essa pesquisa, o Governo do Estado deseja aprimorar as ações voltadas à saúde e qualidade de vida no trabalho dos servidores públicos do Executivo Estadual.
Texto: Suellen Barone
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Seger
Vitor Possatti Rodrigues
vitor.rodrigues@seger.es.gov.br