Inovação e Qualidade de Vida em Foco
Servir é ajudar, apoiar, contribuir, oferecer, fazer algo em favor de alguém. Para isso, é preciso que se tenha o que ofertar, algo a entregar em benefício do outro. Nesse sentido, em última instância o servidor público é aquele que está a serviço da população, para tornar sua vida mais maravilhosa.
Mas como assim? Que papo é esse? De onde vem essa expressão?
Bom, ela vem de um processo, uma metodologia conhecida como Comunicação Não-Violenta, criada pelo psicólogo americano Marshall Rosenberg como um objetivo a ser perseguido por todos nós. Para ele, nós fomos socialmente treinados a praticarmos usualmente o ‘jogo do culpado’ e, no lugar disso, seria frutífero aprendermos a praticar o ‘jogo de fazer a vida (nossa e dos outros) mais maravilhosa’.
Tudo a ver com a essência do serviço público. Só que para tornar a vida da população mais maravilhosa, ou seja, para prestar serviços que atendam às necessidades do cidadão, com cada vez mais qualidade, agilidade e eficiência, a transformação precisa começar de dentro para fora, trabalhando, antes de tudo, a forma como nós servidores nos relacionamos no nosso microambiente, com as pessoas que nos rodeiam no dia a dia.
E foi para debater essa questão que a equipe do Programa Qualivida, agora vinculada à Subsecretaria de Administração de Desenvolvimento de Pessoas, foi convidada pela Subsecretaria de Inovação e Gestão para trocar experiências e participar de mais uma roda de Diálogos junto com a equipe de Inovação, ambas da Secretaria de Estado de Gestão de Recursos Humanos (Seger).
Na manhã dessa quarta-feira (25), 15 servidores participaram da oficina de Introdução à Comunicação Consciente, facilitada pela Especialista em Desenvolvimento Humano e Social, Suellen Barone, servidora da Seger que compartilhou um pouco dos seus conhecimentos e experiência sobre temas como empatia, inteligência emocional, colaboração e comunicação não-violenta.
Para Suellen Barone, trabalhar o tema da Comunicação Não-Violenta é uma grande oportunidade para a gestão investir no capital humano que faz a máquina pública funcionar. “É preciso cuidar de quem está cuidando dos interesses da população. A CNV se conecta com isso, pois possui em sua essência o desejo genuíno de atender às necessidades das pessoas para que elas sintam-se satisfeitas e felizes. Desenvolver essa habilidade capacita o profissional a realizar um trabalho de mais qualidade e isso vai se refletir na ponta, na sociedade”.
Esse foi o segundo encontro das duas equipes neste mês de agosto e o motivo é que soluções para a prevenção e promoção da saúde e do bem-estar do servidor passam pela inovação e vice-versa. E a gestão da Seger está de olho nisso.
No dia 11 de agosto, a coordenadora do Núcleo de Atenção à Saúde e Qualidade de Vida no Trabalho, Aline Schultz, apresentou o trabalho que vem sendo desenvolvido por meio da Rede Qualivida, sob gestão da Seger e que se estende por todo o Governo do Estado, visando promover mais saúde e bem-estar para todos os servidores estaduais. Para Aline Schultz “essa foi mais uma experiência positiva de trabalho junto com a Subges que tem potencial de expansão e colaboração”, frisou.
De acordo com o subsecretário de Inovação na Gestão, Marcelo Vivácqua, que está liderando essas rodas de diálogos, “para que a inovação aconteça, com soluções criativas e efetivas para os desafios do setor público, as pessoas precisam de motivação, criatividade, engajamento, etc... E tudo isso passa pelos cuidados com a saúde física, mental, emocional e pela forma como as pessoas se relacionam”, finalizou.